Santa Helena
Projecto nomeado no Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2017 na categoria de Melhor Eficiência Energética
Reabilitar para o conforto foi basilar nas estratégias de projeto adotadas nesta moradia unifamiliar. Como resultado obteve-se uma operação de reabilitação que originou uma moradia reabilitada de traça vernacular com Eficiência Energética Classe A.
A moradia sofrera ao longo dos anos intervenções pouco cuidadas que depreciaram o edifício sobretudo ao nível do piso rés-do-chão, que apresentava uma grande área sem luz natural devido ao enclausuramento do edifício no tardoz. Encontrava-se devoluta, com patologias acentuadas, não apresentando condições de habitabilidade. Contudo, apresentava ainda elementos de grande valor arquitetónico e singularidade passíveis de recuperação e que interessava salvaguardar.
Em termos da reabilitação arquitetónica da casa existente, foi fulcral resolver a relação do piso rés-do-chão com o tardoz do edifício. A solução passou pela inscrição estratégica de um pátio que veio resolver a iluminação natural da cozinha que se inscreve no tardoz do edifício e também proporcionou um cenário e um espaço exterior direto à sala contígua. Foi também estabelecida uma ligação interior entre a moradia e o edifício da garagem.
De uma forma geral a intervenção arquitetónica procurou dotar a moradia de coerência formal, redefinindo a relação hierárquica entre os diferentes espaços que se apresentava comprometida pelas alterações ocorridas ao longo dos anos, muitas delas pouco cuidadas.