Vargem fresca

Com vista à promoção da venda de lotes no Empreendimento da Vargem Fresca, a Portucale – Sociedade de Desenvolvimento Agro-Turístico, apresentou convite à Tecnipor (painéis de betão armado pré-fabricado) para participação num concurso de ideias de concepção e construção de moradias. Por sua vez a Tecnipor convidou o nosso atelier para a elaboração do projecto de arquitectura.

O objectivo foi oferecer, aos interessados na aquisição dos lotes, um serviço chave-na-mão aliado a um sistema construtivo de rápida execução. O programa solicitado incidia sobre as tipologias V2, V3 e V4, com 150m2, 200m2 e 250m2, respectivamente. Os requisitos da solução eram: construção ecológica, eficiência energética, utilização da cortiça na construção, forte relação com a paisagem e, rapidez e facilidade de construção.

O projecto de arquitectura toma como modelação as dimensões dos painéis pré-fabricados executados pela Tecnipor, tira também partido do potencial plástico do betão. A proposta oferece edifícios de um só pavimento que se implantam nos interstícios da mancha arbórea do montado evitando a necessidade do abate de árvores para construção das moradias.  O projecto integrou também um conjunto de estratégias que influenciaram a sua forma, implantação e soluções construtivas – Estratégias Bioclimáticas para o Aquecimento e Arrefecimento Passivos.

ano: 2013
tipo: Concurso para a concepção e construção de moradias no empreendimento da Vargem Fresca
cliente: portucale – sociedade de desenvolvimento agro-turístico
local: vargem fresca, benavente
arquitectura: marta campos, arq.
renders: Cloud Studio