S. Cosme 222

Intervenção  mínima com reabilitação energética

“S. Cosme 222” é uma moradia unifamiliar datada do séc. XIX, com 250m2, composta por rés-do-chão, primeiro andar e águas-furtadas.

Após cuidadosa inspecção atestou-se que estruturalmente o edifício estava em excelente estado de conservação, todavia, os revestimentos encontravam-se muito danificados devido a infiltrações provenientes da cobertura e actos de vandalismo que terão originado um pequeno incêndio.

Foram assim necessárias empreender obras de reabilitação que dotassem o edifício de salubridade, de conforto e das infra-estruturas indispensáveis às exigências contemporâneas de uma habitação. O controlo de custos assumia-se preponderante.

As alterações espaciais propostas foram mínimas, no entanto foi aproveitada a oportunidade da intervenção para uma assertiva reabilitação energética, que incidiu no tratamento da envolvente da habitação em contacto com o exterior, nomeadamente ao nível da cobertura e caixilharia. Em termos estéticos, optou-se por uma interpretação sensível às características deste tipo de construção. Ora assumindo cicatrizes, ora enfatizando características singulares, ora destacando as novas funções que agora se sobrepõem

ano: 2012
tipo: Habitação unifamiliar
cliente: Particular
local: Barão de S. Cosme, Porto
fase: Concluído
arquitectura: Marta Campos – Arquitectura 
gestão de empreendimento: Norte Magnético
fotografia: André Cepeda