S. Cosme 210

Um edifício, Duas famílias

“S. Cosme 210” é um edifício do séc. XIX que foi alvo de uma intervenção de reabilitação que transformou um edifício de habitação unifamiliar com quatro pavimentos num edifício de habitação coletiva com duas frações de tipologia T3, ambas com logradouro.

O edifício encontrava-se devoluto, apresentando patologias derivadas à infiltração de água pela cobertura e intervenções pouco cuidadas, não tendo condições de habitabilidade. Contudo, apresentava ainda elementos de grande valor arquitetónico e singularidade que interessava salvaguardar.

O objetivo da intervenção foi adaptar o edifício de modo a incluir duas frações independentes com boas áreas, como uma aposta convicta do promotor na necessidade de reabilitar/adaptar edifícios que disponibilizem no mercado tipologias de habitação de cariz familiar (T2 e superiores) oferecendo condições para a fixação de famílias nos centros das cidades.

De uma forma geral foram encetadas obras que procuraram, sempre que possível, recuperar/respeitar a traça original do edifício, sendo também aproveitada a oportunidade da intervenção para aplicar soluções de reabilitação energética que contribuíssem para o conforto dos seus futuros habitantes.

ano: 2015
tipo: Habitação colectiva
cliente: Empresarial
local: Barão de s. Cosme, Porto
fase: Concluído
arquitectura: Marta Campos – Arquitectura 
gestão de empreendimento: Norte Magnético
fotografia: Arménio Teixeira