Casa das Gelosias
Vencedor do Prémio Reabilita Braga 2018 na categoria Obra de Construção em ARU
O ponto de partida da intervenção foi uma parcela com uma área de 122m2 em estado de ruína, existindo apenas a fachada principal e paredes meeiras. A proposta de reconstrução desta moradia unifamiliar integra a fachada pré-existente e apropria-se do espaço deixado disponível.
A volumetria resultante relaciona-se com as edificações vizinhas procurando alinhamentos, ao mesmo tempo que propõe um novo alçado em relação com a Igreja de S. Vicente. Este novo alçado integra um sistema de “gelosias”, herança construtiva da arquitetura vernacular existente em Braga entre o séc. XVII e XVIII. Estas garantem a necessária privacidade atendendo à excessiva exposição sobre o adro da igreja, permitindo ver e não ser visto. Simultaneamente funcionam como sistema de sombreamento e de ventilação natural.
No que respeita o sistema construtivo utilizado, o mesmo reinterpreta o sistema construtivo tradicional sendo a estrutura constituída por paredes em alvenaria resistente e vigas de madeira deixadas aparentes, determinando fortemente a aparência formal do interior da casa.
Foi dado também especial relevância a estratégias construtivas que contribuíssem para o conforto térmico da casa, procurando assim minimizar a necessidade da utilização de sistemas mecânicos para aquecimento ou arrefecimento.