Caniçada

O projecto desta moradia unifamiliar localizada na encosta da Caniçada, Gerês, trata-se de uma reabilitação de um edifício contemporâneo cuja obra de construção terminou na fase de toscos, tendo ficado cerca de dois anos sem conclusão.

O nosso cliente ao adquirir este edifício, pretendia concluir a construção da moradia não deixando de encetar uma análise critica à organização interior já lançada, e também, potenciar a relação da casa com a paisagem.

A intervenção proposta simplificou a volumetria do edifício e tratou a sua envolvente exterior, paredes e cobertura, com a mesma solução de revestimento, acentuando a ideia de uma caixa a “despontar” no meio da natureza. Em termos funcionais de uma forma geral manteve a organização interior alinhavada, procedendo no entanto a uma organização da relação da sala com a cozinha.

De salientar que a coordenação com a equipa de arquitectura paisagista foi muito importante, uma vez que, se pretendia naturalizar o mais possível o terreno fortemente aplainado, e potenciar a relação directa entre o programa da casa e os programas propostos ao longo do grande terreno que a envolve (deck com apoio para barbecue, piscina natural, deck para observatório, pomar, etc..).

ano: 2016
tipo: Habitação unifamiliar
cliente: Particular
local: Caniçada, Gerês
fase: Em construção
arquitectura: Marta Campos – Arquitectura
arquitectura paisagista: Cirurgias Urbanas
fotografia: Marta Campos