ARQUITECTURA

ATENTA

As necessidades, questões e preocupações do cliente, são o motor do processo projetual; é importante saber ouvir.

O edifício, o lugar, têm características próprias dadas pela sua localização, pelo seu estado de conservação, a sua história, as condições climáticas e geográficas a que está sujeito, e, também, seu Genius Loci, isto é, o espírito subjacente a qualquer lugar que lhe dá identidade e sentido. É importante um olhar atento. Quanto mais se observar mais clara surge a essência do objeto.

OPORTUNA

No projeto articulam-se e integram-se, de forma equilibrada, os desejos do cliente, os impulsos sensíveis dados pelo lugar, as exigências e condicionalismos programáticos, técnicos, climáticos e geográficos. Muito mais do que a projeção de uma ideia pré-concebida, ou de uma arquitectura do ego, é importante o sentido de oportunidade.

EFICIENTE

Projetar para o conforto e para a redução dos consumos energéticos, através da adoção de estratégias que tenham em atenção a especificidade climática do local, função do edifício e modo de ocupação e operação do mesmo: Estratégias Bioclimáticas e de Eficiência Energética. É importante promover o bom desempenho.

Na Reabilitação a utilização preferencial de estratégias de intervenção pouco intrusivas com base num estudo diagnóstico do estado de conservação do edifício. É importante reduzir, reutilizar, reciclar.

METODOLOGIA

BIM

BIM (Building Information Modeling) é metodologia utilizada no atelier para a elaboração de projectos de arquitectura e coordenação com as restantes especialidades envolvidas no processo de construção.

Elaboramos um modelo tridimensional do edifício que é também um repositório dinâmico da informação da construção, modelo BIM.

Este método de trabalho permite minimizar os erros e omissões, e responder de forma mais célere às solicitações do projecto, agilizando o desenvolvimento de peças escritas e desenhadas e melhorando a coordenação entre especialidades. Permite também facilmente elaborar imagens 3D do projecto proporcionando uma visualização mais próxima da realidade.

BIM

EQUIPA

marta_500

Marta Campos

Arquitecta, Fundadora

Formada na FAUP no ano 2002, Coordenadora BIM, especializada em Arquitetura Bioclimática e Perita Qualificada na vertente REH.

sofia_500

Sofia Oliveira

Arquitecta, Colaboradora

Formada na FCTUC no ano 2010, Técnica BIM, e com competências de formação certificada.

jota_500

João Couto

Arquitecto, Colaborador

Formado na FAUP no ano 2009, Técnico BIM, especializado em construção em madeira e impressão 3D.

filipe_500

Filipe Campos

Consultor em Engenharia Civil

Engenheiro Civil, formado na FEUM no ano 2006, especializado em fiscalização e gestão de obra.